terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS


É o método divulgado pelo Frei Luca Pacciolo, nascido em meados do século XV, em Borgo de San Sepulcro.
Esse método, exposto no ano de 1494, na cidade de Veneza, sob o nome de “ Tratactus de Computis et Scripturis”, teve o poder de ditar as normas e princípios que até hoje são utilizados pela ciência contábil. Todavia, Frei Luca Pacciolo foi o primeiro expositor desse método, mas cuja paternidade, os historiadores da contabilidade atribuem a outros, de dois séculos antes.
A divulgação universal cabe realmente a Pacciolo.
Na exposição do método das partidas dobradas, Luca Pacciolo preocupou-se com fatores de grande interesse para os empresários, tais como:
Normas de negócios; Modos de escriturar os negócios; Livros necessários para a escrituração; Regras para a escritura dos livros; Erros da escrituração e forma de corrigi-los; Função das contas; Balanço final, etc.

Nas normas de negócios, dizia Pacciolo: “Três coisas devem ser observadas por quem deseja comerciar”:
1ª – É principalíssima a “pecúnia numerata” e qualquer outra faculdade substancial, sem o que mal se pode exercitar o manejo do tráfico, e mediante o crédito, sob a boa fé do negociante;
2ª O comerciante deve ser bom contador e rápido calculista;
3ª O negociante deve ter em boa ordem os seus negócios, de maneira a obter com brevidade, as informações seguras de cada um, quanto ao crédito ou débito.

Quanto ao modo de escriturar os negócios, dizia Pacciolo que “de todas as coisas entregues, deve-se debita-la e credita-la pelas coisas que dela recebes, supondo que o negócio seja uma pessoa; e toda vez que quiserdes, poderás saber se ela vai bem ou mal, sabendo então o que tens de fazer e como a deves governar”.

Por este pensamento fértil de Luca Pacciolo, observa-se a teoria da personalidade das contas, tão bem explorada pelos expositores da “Escola Personalística.
Os livros de escrituração indicados no método de Pacciolo, foram:
a) Memoriale (Borrador)
b) Giornale (Diário)
c) Inventário
d) Quaderno (Razão)
Observa-se o profundo senso de responsabilidade que Pacciolo imprimiu ao método exposto, quando aconselhou o “Termo de Abertura” nos livros e seu registro em órgão oficial.
Enfim, verifica-se que todos os princípios indicados por Luca Pacciolo (naturalmente que de uma forma mais científica) ainda são hoje adotados.


Fonte: ECCB

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. errei os 2
    qual o sobrenome da kristal é só para o referncial bibliografico

    ResponderExcluir